sexta-feira, 9 de junho de 2017

Politica de Resíduos em São João de Meriti.


Fotos registradas no dia 08 de junho de 2017 penúltimo dia da semana mundial do meio ambiente.

Enquanto a Prefeitura de São João de Meriti organiza a sua agenda cheia de boas intenções, realiza eventos educativos que contribuem muito para a educação socioambiental de alguns bairros, registramos algumas cenas não muito agradáveis em que os moradores e empresários local do Jardim Metrópole(S.J.M) convivem há anos, e a sensação que temos é que investir alto em Marketing socioambiental também é outra marca da dessa gestão. 
 O que é muito louvável, porém, parece o nosso prefeito que está caminhando por essas plataformas digitais não está percebendo o chão, não está tendo uma ampla observação dos fatos aqui na terra formigueiro da americas, os pés na realidade. Ou só ocorre em nosso bairro especificamente em nossa praça?

O fato é que, a distância entre as intenções e a prática de gestão de resíduos em um município, é muito grande e saiba querido leitor, que a nossa postura é de contribuir para a melhoria da qualidade de vida do meio em que eu vivo, a minha empresa, a minha família.  Mas suas ações nos mostra que o município através de sua secretaria de meio ambiente, saúde e educação precisa entender mais claramente os efeitos de uma política de gestão de resíduos.




PNRS Política Nacional de resíduos Sólidos que deixa bem claro as responsabilidades dos municípios sobre a questão, e quero ainda esclarecer alguns pontos:

1 - Oficinas de arte em reciclagem, educação ambiental em escolas estaduais, são um dos INSTRUMENTOS DA POLÍTICA;
2 - Onde estão as audiências, conselhos, atas e ações que incluem a educação com foco na coleta seletiva nas escolas dos bairros?  Numa escala de distribuição de responsabilidades partindo de cima da pirâmide governamental da PNRS para a base?
3 - Sem uma gestão integrada, sem educação ambiental nas escolas que reflita essa integração de cada aluno,  cidadão, empresas, industrias, não há planos de resíduos;
4 - Sem a observância da Lei e o cumprimento legal de todas as normas não faremos nada como não o fizemos até hoje, salvo municípios que já praticam essa política de gestão e responsabilidade socioambiental por força de sua identidade cultural;
5 - As escolas precisam se preparar para essa responsabilidade estabelecida em lei federal e atuar mais efetivamente na cadeia da reciclagem para que a educação reflita nas ações aqui na ponta como por exemplo no que diz respeito ao descarte dos resíduos(LIXO).

TRATAR OS RESÍDUOS DA FORMA COMO ESTAMOS TRATANDO EM NOSSO MUNICÍPIO? NÃO TEM COMO.

Antes de publicar essa postagem eu tentei entrar em contato através da rede social, a mesma utilizada par comunicar ao público os bons feitos da prefeitura, não encontramos um canal de comunicação de via dupla sem que expuséssemos tanto a imagem do Prefeito Drº João que tem se mostrado com boas intenções, porém, de boas intenções o inferno está cheio, como diz um ditado popular, e como empresa, projeto e profissionais da área atuando neste município há mais de 40 anos nos sentimos na razão de questionar os seguintes fatores:

Porque essas caçambas que não são suficientes continuam sem coleta?
Por que a nossa praça está sendo tratada com tanto desleixo?(Praça Manoel Gonçalo)
Porque o Caminhão de Coleta não sobe as ruas da escola até a comunidade do Guarany?
Porque temos que conviver com essas imagens, mosquitos, insalubridade expostos a esses resíduos sem tratamento a céu aberto?

















Samantha Lêdo
Educadora e Gestora Socioambiental.
samanthaledo@comuniquesustentavel.com.br
www.comuniquesustentavel.com.br
www.revistasamanthaledo.blogspot.com.br
www.omeurioquesefoi.blogspot.com.br
Aplicativo Avenida do Comercio Local.

sábado, 13 de maio de 2017

Dia das Boas Ações com Juçara Freire e Samantha Lêdo

















A Escola é Show!
(Música na Escola) 
Com Juçara Freire e Exposição Ambiental com Samantha Lêdo: Grupo Comunique Sustentável
s.






VOLUNTÁRIOS: Comerciantes; Empresários  Funcionários de grandes empresas, ARTISTAS, Micro empreendedores individuais e ex alunos que estão no mercado de trabalho ou em atividade empreendedora. 

No CIEP com a coordenação de Cristiane Simplício da Silva, a colaboração de ex  alunos, parceiros empreendedores, comerciantes e voluntários local que se unem para levar conhecimento e integração socioambiental de fora para dentro da escola criando uma conexão extra muro, oferecendo condições para a comunidade se integrar e interagir através dela.

Confira as imagens:






Estratégias do Projeto

 




*Plataforma Colaborativa é uma ação online co-criativa que não tem dono nem um único criador, quem chega agrega e acrescenta suas ideias e conteúdos. Escola Ligada é uma experiência de Plataforma Colaborativa no universo real que conecta projetos criados no ambiente da escola  e capta voluntários e recursos para sua manutenção e promoção.




Objetivos:

Principal: Incentivar o protagonismo e o empreendedorismo juvenil. Específicos: Criar sistemas alternativos de comunicação e promover ações de arte, cultura e sustentabilidade na escola e na comunidade; Incentivar o voluntariado; Promover a leitura e o conhecimento de forma divertida.


1 - Narrativas de Casos de Sucesso (Agentes Motivacionais) 

2 - Troca de Experiências e do Aprendizado 

3 - Criação de um Ambiente Escolar Lúdico e Acolhedor (Música na Escola)

1- Palestras ( Profissionais de Diversas Áreas)- Mostrar aos jovens exemplos de profissionais bem sucedidos, cases de sucesso, boas estórias.
Ação Pretendida - Promover o Encorajamento, a Motivação




O Fazer Sonhar, O Querer Realizar, O Fazer a Diferença e o Ser Protagonista da Própria História

Ação 
Pretendida: Estimular troca de experiências e vivências entre profissionais e alunos do CIEP, a fim de despertar neles o interesse por atividades empreendedoras e com possibilidade de que sejam inseridos no mercado de trabalho ou em atividades empreendedoras. 

3- Ambiente Escolar Lúdico - Como o elemento base do projeto é o universo das artes e da comunicação e estes têm uma relação direta com a alegria, o bem estar e o sentimento de pertencimento, pretende-se fazer do entretenimento cultural um instrumento de ligação

Aluno/Escola. Os alunos serão recebidos uma vez por semana por artistas do meio musical, teatral e de artes plásticas.
Ação Pretendida - Tornar o ambiente escolar mais lúdico, receptivo e acolhedor. Estabelecer um elo prazeroso de ligação entre o aluno e escola através da música e das artes. 


Palestras #resenha CIEP 115 - Uma palestra semanal em horário de aula

A escola receberá o palestrante para a



Laboratórios ( Aprendizado prático e simultâneo onde todos aprendem juntos e compartilham experiências e oportunidades) 









Passinho : Segunda e Quarta 15:40
​Artes Cênicas: Terça 08:00 e 13:00 
Fotografia e vídeo : Quinta -14:00 
Comunicação: Sexta 14:30 
Eco Arte: Sexta 14:h ( quinzenalmente) 
Palestras : Manhã e tarde com agendamento de acordo com a disponibilidade do voluntário )


Eventos : A escola é Show - Música e Arte na Escola: Sextas ( letivas) 18:00 



Setembro : Playing For Change Day ( ultimo Sábado do mês) 

Julho: Festival de Inverno e  Final do Dê voz ao CIEP 115

Novembro : Fórum Social Funk
O Grupo Comunique Sustentável levou e nesse dia a oficina Eco Arte utilizada para educação ambiental para a conscientização da coleta sletiva e reciclagem e, como suporte logístico nos programas de getão de resíduos.  


No automatic alt text available.  


Samantha Lêdo
samanthaledo@comuniquesustentavel.com.br
WWW.SAMANTHALEDOI.COMUNIQUESUSTENTAVEL.COM.BR
WWW.REVISTASAMANTHALEDO.BLOGSPOT.COM.BR




Tema: Empreendedorismo, protagonismo juvenil  e sustentabilidade









Segunda 29 Maio – 14:00
Auditora de 1ª e 2ª partes, Recicladora Industrial, Artista da Reciclagem levou a exposição da Oficina Eco Arte, do Grupo Comunique Sustentável falou sobre. a importância da reciclagem para os alunos, apresentou o troféu do Passinho BF escultura de uma dançarino feito de Papel Marche

www.comuniquesustentavel.com.br



JUÇARA FREIRE:
Cantora. Compositora. Ganhou seu violão ainda pequena e nessa mesma época começou a cantar e a compor. Na adolescência participou de vários festivais de música no colégio, no seu bairro e arredores. Teve um hiato em sua carreira musical nos anos de 1988 e 2001, por conta de seu casamento. [Saiba Mais] Dados Artísticos Nos anos de 2003 e 2004 foi destaque no festival “Som da Praça”, no bairro de Rocha Miranda, no Rio de Janeiro. No ano de 2005 participou do programa de calouros do Raul Gil. Nesse mesmo ano participou do “Festival do Clube dos Compositores”. Em 2007 lançou seu primeiro CD “Seduzir”, com arranjos de Silvestre Alcântara. Em 2010 (...)